ABOZ - Associação Brasileira de Ozonioterapia

Este site foi desenvolvido para funcionar apenas com javascript habilitado!

Por questões de segurança e usabilidade, este site foi desenvolvido para funcionar apenas com javascript habilitado.

Se quiser continuar, ative o uso de javascript no seu navegador e atualize esta página.

Possui dúvidas? Entre em contato conosco!

Equipe ABOZ!

×

O evento não está disponível para inscrições a partir da área do conhecimento selecionada.

Você pode solicitar acesso VIP ao evento, dessa forma a inscrição estará disponível para qualquer área do conhecimento, entre em contato.

Caso já tenha solicitado acesso VIP, efetue o seu login e se inscreva! ;)

×

Este curso/evento não está disponível para estudantes! ;)

Em caso de dúvidas entre em contato conosco:

PagSeguro

PagSeguro é a solução do UOL para pagamentos online, que garante a segurança de quem compra e de quem vende na web. Quem compra com PagSeguro tem a garantia de produto ou serviço entregue ou seu dinheiro de volta. Quem vende com PagSeguro fica livre de fraudes e perdas em vendas online.

PayPal

PayPal é a maneira mais rápida e segura de pagar online com a segurança garantida dos seus dados. O PayPal é uma das plataformas mais utilizadas no mundo para transação com cartões.

Boleto Bancário

Para pagamentos no Brasil, com vencimento para três dias úteis. Sua afiliação/participação em evento será liberada após o pagamento do boleto.

Depósito Bancário

Para depósitos feitos no Brasil. Após a transação o depositante deverá enviar o comprovante para a ABOZ e sua afiliação/participação em evento será liberada após a confirmação pela ABOZ.

Biblioteca

Comparison of Ozone and Extracorporeal ID Shockwave Therapy in the Treatment of Chronic Lateral Epicondylitis

Comparação entre ozonioterapia e terapia por ondas de choque extracorpóreas no tratamento de epicondilite lateral crônica

Objetivo: O objetivo do presente estudo retrospectivo foi comparar os efeitos de injeções de ozônio e terapia extracorpórea por ondas de choque no alívio da dor associada à epicondilite lateral crônica.

Método: Foi realizado um estudo de coorte retrospectivo e os dados foram coletados do registros médicos documentados de 89 pacientes com epicondilite lateral crônica unilateral. Pacientes que receberam injeções locais de ozônio (n = 49) e ondas de choque extracorpóreas (n = 40) foram avaliados. A avaliação da dor foi realizada por meio dos escores de Verhaar antes e depois da primeira injeção e aos 1, 3, 6 e 9 meses após o tratamento.
Os dois grupos foram comparados com relação à demografia da linha de base, incluindo idade, sexo, lados dominantes e afetados e escores de Verhaar.

Resultados: A avaliação dos escores de dor após o tratamento mostrou diferenças significativas entre os dois grupos. Avaliação da dor no 3º e 9º meses após o tratamento demonstraram que o grupo do ozônio apresentou pontuações estatisticamente melhores no repouso (p <0,001), na compressão (p <0,001) e durante a atividade (p <0,001).

Conclusão: Os resultados demonstraram que a injeção de ozônio pode ser superior à Terapia por Ondas de Choque Extracorpórea, que é uma opção terapêutica eficaz a longo prazo para alívio da dor em pacientes com epicondilite lateral crônica refratários a tratamento conservador.
Download

Autor: Ali Bilge & Canan Gönen Aydın

Revista: İKSSTD 2019;11(3):125-132