ABOZ - Associação Brasileira de Ozonioterapia
ABOZ no Facebook ABOZ no Instagram

Biblioteca

Efficacy of comprehensive ozone therapy in diabetic foot ulcer healing.

Tipo de estudo: Experimental, randomizado, duplo cego, controlado por placebo. Resumo: As úlceras do pé diabético (DFU) são uma das complicações resultantes de múltiplas causas contribuintes, como neuropatia, isquemia e infecção que contribuem para a morbidade e a amputação. Verificou-se que amputações de membros inferiores aumentam o risco de mortalidade. O ozônio é um gás que pode otimizar o metabolismo celular, por causa de seus efeitos antioxidantes e antibacterianos, pode ajudar a melhorar a cicatrização da úlcera do pé diabético. Este estudo clínico randomizado, duplo-cego, teve como objetivo identificar a segurança e a eficácia do ozônio na cicatrização de úlceras nos pés de pacientes diabéticos. Duzentos pacientes diabéticos Tipo 1 e Tipo 2 com úlcera de pé foram divididos em dois grupos. Cada grupo é composto por 100 pacientes; 50 homens e 50 mulheres, com idade entre 18-85, variando de grau 1 a 4 de acordo com a classificação de Wagner. O grupo 1 foi tratado com ozonioterapia completa, além do tratamento padrão regular com DFU, enquanto o grupo 2 recebeu apenas tratamento para os diabéticos tradicional. Tamanho da ferida, grau da ferida, tempo de cicatrização, glicemia de jejum e biomarcador inflamatório antes e após o tratamento foram verificados. Todos os pacientes tiveram fechamento completo da ferida no grupo de ozônio. Os resultados do estudo apoiam a eficácia da ozonioterapia, especialmente em seu uso abrangente na cura da DFU e na redução das chances de infecção e amputação.

Autor: Izadi, M., Kheirjou, R., Mohammadpour, R., Aliyoldashi, M.H., Moghadam, S.J., Khorvash, F., Jafari, N.J., Shirvani, S., & khalili, N.

Revista: Indexado ScienceDirect. Diabetes e Síndrome Metabólica: Pesquisa Clínica e Comentários, vol. 13, Ed. 1, pág. 822-825, Jan/Fevereiro 2019.

Voltar ao topo