Biblioteca
Eficácia da terapia com ozônio como tratamento adjuvante para úlceras de membros inferiores: uma revisão sistemática
Effectiveness of Ozone Therapy as an Adjunct Treatment for Lower-Limb Ulcers: A Systematic Review
Fontes de dados: Três bases de dados foram usadas para pesquisar estudos realizados no período até setembro de 2020: PubMed, Scopus e Web of Science.
Seleção de estudos: A busca identificou 44 estudos, 7 dos quais preencheram os critérios de elegibilidade e foram avaliados.
Extração de dados: Desenho do estudo, local do estudo, número de pacientes, idade do paciente, tipo de controle, tipo de ferida, tipo de intervenção, equipamento usado para gerar ozônio (geração de ozônio), metodologia de avaliação e principais resultados foram extraídos de cada estudo.
Síntese dos dados: Foram incluídos 506 pacientes maiores de 18 anos com feridas crônicas, como úlceras venosas ou diabéticas, nos membros inferiores. A maioria dos estudos abordou úlceras do pé diabético.
Conclusões: Os protocolos de terapia com ozônio demonstraram efeito cicatrizante em todos os estudos incluídos, e nenhum relatou efeitos adversos. Isso reforça a necessidade de mais ensaios clínicos controlados e randomizados para determinar a eficácia desse tratamento e estabelecer critérios clínicos para seu uso.
Autor: Tássia Lima Bomfim, Isla Alcântara Gomes, Daniele de Vasconcelos Cerqueira Meneses, Adriano Antunes de Souza Araujo
Revista: 2022-09-27