Biblioteca
Oxigenoterapia com ozônio para o tratamento da dor lombar: uma revisão sistemática de ensaios clínicos randomizados
Oxygen-ozone therapy for the treatment of low back pain: a systematic review of randomized controlled trials
Materiais e métodos: Foi realizada uma revisão sistemática nas bases de dados PubMed e Scopus, com os seguintes critérios de inclusão: (1) ensaios clínicos randomizados (ECRs), (2) publicados nos últimos 20 anos, (3) tratar de OOT em pacientes com lombalgia e hérnia de disco, (4) comparando os resultados do OOT com os de outros tratamentos. O risco de viés foi avaliado pela ferramenta Cochrane Risk of Bias.
Resultados: Quinze estudos envolvendo 2.597 pacientes no total foram incluídos. Os pacientes dos grupos controle receberam diferentes tratamentos, desde drogas orais até outras injeções, terapia instrumental e até cirurgia: corticosteróides foram usados em 5 estudos, terapia analgésica em 2 estudos; placebo, microdiscectomia, laserterapia, TENS e reabilitação postural, termocoagulação intradiscal por radiofrequência percutânea e bloqueio compartimental do psoas foram testados em outros estudos. Olhando para a qualidade da literatura, nenhum dos estudos incluídos atingiu o padrão "boa qualidade", 3 foram classificados como "regular" e os demais foram considerados "ruim". A comparação dos resultados do OOT com outras abordagens mostrou que, na maioria dos estudos, o OOT foi superior ao tratamento controle, e também quando comparado à microdiscectomia, o ozônio mostrou não inferioridade em termos de desfechos clínicos.
Conclusões: A análise da literatura revelou baixa qualidade metodológica geral, com a maioria dos estudos falho por viés relevante. No entanto, o OOT provou ser um tratamento seguro com efeitos benéficos no controle da dor e na recuperação funcional no seguimento de curto a médio prazo.
Autor: C Sconza, G Leonardi, E Kon, S Respizzi, G Massazza, M Marcacci, B Di Matteo
Revista: 2022-09-27