Notícias
Nota Oficial da ABOZ sobre Ozonioterapia e Covid-19
A Associação Brasileira de Ozonioterapia (ABOZ) é uma entidade que representa todos os profissionais da área de saúde interessados na Ozonioterapia, que possuem a terapia regulamentada pelos seus respectivos conselhos federais, como é o caso da Odontologia, da Fisioterapia, da Enfermagem, da Farmácia, da Biomedicina e da Medicina Veterinária. A única exceção é a Medicina, pois o Conselho Federal de Medicina (CFM), através de câmara técnica especializada, considera a Ozonioterapia como tratamento experimental.
A Ozonioterapia como terapia complementar, já foi incluída pelo SUS na lista de Práticas Integrativas e Complementares (PICS) e é praticada em inúmeros países reconhecido pelas entidades médicas como uma terapia complementar. Uma missão de parlamentares brasileiros e autoridades da saúde, em visita oficial a Portugal em 2019, acompanhou a prática em hospitais públicos e comprovou os resultados publicados em revistas científicas.
A ABOZ acompanha de perto o avanço das pesquisas que vêm sendo realizadas, em vários países e aqui no Brasil, acerca da aplicação da Ozonioterapia para o tratamento da COVID-19. Resultados preliminares indicam que a terapia complementar com ozônio demonstrou resultados promissores para pacientes com COVID-19, podendo reduzir o impacto e possível exacerbação causada pela pneumonia relacionada a COVID-19 em um período significativamente mais curto do que a média esperada de outras terapias, mas estudos futuros são necessários para compreender a magnitude da terapia no tratamento do COVID-19.
A ABOZ não possui vinculação com a Prevent Senior e não tem conhecimento sobre a existência de quaisquer pesquisas relacionadas à Ozonioterapia no âmbito dessa operadora de saúde.
São Paulo, 24 de setembro de 2021.
Antônio Teixeira
Presidente da ABOZ