ABOZ - Associação Brasileira de Ozonioterapia
ABOZ no Facebook ABOZ no Instagram

Notícias

Presidente da Aboz defende em Brasília liberação da Ozonioterapia em todo País

A Aboz segue na defesa e na luta pela autorização da prescrição da Ozonioterapia em todo o território nacional. Na semana passada, o presidente da Aboz, Dr. Arnoldo de Souza, esteve em Brasília, nos dias 19 e 20, defendendo a proposta do Projeto de Lei (PL) 9001/2017, entre os deputados membros da Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara dos Deputados, onde o projeto aguarda parecer.

 

Em busca de parecer favorável ao Projeto, o presidente visitou os deputados membros explicando sobre a importância da Ozonioterapia. Uma das primeiras visitas foi à relatora do projeto, Deputada Carmem Zanotto, que deverá solicitar leitura e votação pela da Comissão ainda este ano.

 

“Alguns deputados estão no primeiro mandato e ainda não tinham conhecimento do Projeto, nem haviam participado das Audiências Públicas já realizadas no ano passado, que discutiram a questão”, explica o presidente, que visitou ainda os deputados Paula Belmonte, Fernanda Melchionna, Dr. Frederico Escaleira, Dr. Zacharias Calil, Alexandre Serfiotis, Giovani Cherine, Roberto de Lucena, Alexandre Padilha, Adriana Ventura, Antônio Brito, Jorge Solla, e Marília Arraes.

 

“Tivemos boa receptividade. Acreditamos em um parecer favorável da Comissão para a liberação da Ozonioterapia para todas as áreas: medicina, odontologia,  medicina veterinária, fisioterapia, farmácia e enfermagem, nos seus limites e possibilidades de atuação.”, conta Arnoldo de Souza que completa que, assim que a data for marcada a Aboz vai divulgar para aqueles que quiserem e puderem acompanhar a votação em Brasília.

 

O Projeto

 

O PL que autoriza a prescrição da Ozonioterapia em todo o território nacional teve origem no Senado Federal, em 2017, por autoria do senador Valdir Raupp. Ainda naquele ano foi encaminhado à Mesa Diretora da Câmara para parecer da Comissão de Seguridade Social e Família, onde se encontra para parecer. No ano passado foi realizada Audiência Pública na própria Comissão para debater o tema.

 

A Ozonioterapia

 

A Ozonioterapia é uma técnica que utiliza a mistura gasosa oxigênio-ozônio para fins medicinais, com aplicações múltiplas em Medicina, Odontologia e até mesmo Medicina Veterinária. Descoberto em 1840, o ozônio começou a ser utilizado na área da saúde ainda no século XIX, por médicos alemães.

 

Muito difundida em toda a Europa, a Ozonioterapia também tem sido utilizada no Canadá, México, China, em 23 estados dos EUA e Cuba, que detém hoje a maior experiência da utilização do ozônio na saúde pública. Em muitos países, o procedimento faz parte dos tratamentos pagos pelos seguros-saúde dos governos, como é o caso da Alemanha. No Brasil chegou em 1975.

 

Os benefícios do ozônio

 

Formado pelo rompimento das moléculas de oxigênio (O2), o ozônio (O3)  é um  dos oxidantes naturais mais potentes com importantes propriedades bactericidas, fungicidas e antivirais, sendo um poderoso germicida. Sua eficácia é determinada pela frequência da aplicação das doses, a utilização adequada e o estado do paciente.

 

 

 

Ler Outras Notícias
Voltar ao topo